Do cinema à história do sono. Da 2ª Guerra Mundial ao universo nórdico. Dos Médicos Sem Fronteiras à história das mulheres na música. Dos aceleradores de partículas ao podcast. Da marinha brasileira à preservação do meio ambiente. Dos perigos da mineração aos estereótipos africanos na história. O movimento das ondas e o existencialismo também marcaram presença. Todos foram temas de pesquisa do Projeto Monografia que ocupou o palco do Teatro GayLussac, em outubro.
A defesa de uma pesquisa em profundidade frente a uma banca examinadora e durante uma aula pública faz parte do ciclo de encerramento do 9º ano do Ensino Fundamental do GayLussac. Durante os meses anteriores os grupos buscam professores orientadores que auxiliam na construção de conhecimento em conjunto e preparam os alunos para a apresentação no dia.
A coordenadora Marília Cerqueira explica: “É um dia muito especial, um dia que marca o encerramento do maior ciclo de escolarização dos alunos, o Ensino Fundamental. Sinto-me grata em fazer parte dessa história”.