A experiência é velha conhecida dos universitários: escolher um tema, efetuar um recorte original, aprofundar a pesquisa, escolher uma metodologia, defender a ideia frente a uma banca. É uma vivência que está aliada a uma grande conquista – o diploma – e algum nervosismo. No GayLussac, os alunos do 9º ano vivem o Projeto Monografia, uma simulação desse momento na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.
Trata-se de uma prova acadêmica com inúmeros benefícios: melhoria na oratória, na organização de ideias, reconhecimento de normatização e mergulho em temáticas de interesse. A Diretora Pedagógica, Luiza Sassi, abriu o evento com a fala: “Instituímos esse projeto há dez anos e a cada ano nos surpreendemos com os trabalhos e temáticas profundas abordadas pelos alunos”. A Coordenadora do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Marília Cerqueira, completa: “Vemos nessa etapa um momento de muito crescimento dos alunos, que enfrentam e vencem seus medos. Além disso, a monografia favorece o fortalecimento do vínculo professor-aluno e de um aprendizado coletivo”.
A mãe da aluna Catarine Romeiro é entusiasta do projeto: “É uma grande preparação para a vida e para o futuro. Fico muito orgulhosa a cada apresentação e percebo que a escola prepara bem os alunos para chegarem a esse momento com tranquilidade. É um projeto que nunca deve morrer”.
As alunas Manuela de Aquino, Lara Oliveira e Luisa Saramago fizeram uma pesquisa sobre bullying na escola, entrevistando alunos do 8º ano. Elas contam: “Acho que aprendemos a fazer uma pesquisa de campo, organizando o resultado em tabelas e gráficos. Outro ponto positivo é se colocar em público. Achamos que vai ser importante na faculdade, já estaremos familiarizadas com a experiência acadêmica”.