Valorizar o trabalho em equipe, o espírito empreendedor e aprender sobre controle de estoque, finanças e o funcionamento real de uma empresa são alguns dos conhecimentos que os alunos da 2ª série do Ensino Médio estão vivenciando. Há 16 anos o Instituto GayLussac promove, em parceria com a Junior Achivement, o Projeto Miniempresa, uma prévia do mercado de trabalho antes mesmo da maioridade.
Os alunos escolhem um produto, o nome da empresa e elegem um Presidente e quatro diretores de áreas específicas, são elas: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção. Um dos principais fundamentos do projeto é que a Miniempresa funciona sob leis reais, taxas são pagas e os funcionários recebem salários. Este ano, a empresa Comfy produziu um cobertor, chamado “Ecobertô” que vira uma almofada quando dobrado.
Os alunos Sophia Ramos, que trabalhou na área de Marketing e Pedro Lima, Diretor de Finanças contam que o projeto serviu como experiência para a faculdade, ele quer cursar Economia, e ela Marketing. “O trabalho em equipe foi fundamental para que o projeto funcionasse e também tivemos que aprender a respeitar nossos colegas de trabalho e as opiniões diferentes”, eles comentam.
O Presidente da Comfy foi André Felipe Guisasola que se candidatou para o cargo porque queria trabalhar em todas as áreas da empresa ao mesmo tempo. “Eu gostei de tudo no projeto, mas coordenar o trabalho não foi fácil, especialmente porque mandar pode causar uma impressão ruim”. Ele conta ainda que eles já venderam mais de 300 cobertores produzidos ao longo de 8 jornadas de trabalho.