O aprendizado das funções da linguagem pode auxiliar a análise de obras literárias. Para entender melhor o que é a metalinguagem, a 1ª série do Ensino Médio pesquisou e analisou metapoemas com a professora Aline Bernar. O trabalho tem como objetivo o estudo da gramática de forma aplicada, estimulando ainda descobertas literárias. Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Mário Quintana, Ana Cristina César e ainda uma música de Nana Caymmi foram lidos e declamados pelos alunos em uma apresentação na biblioteca.
Os metapoemas são feitos para falar do próprio fazer poético. Então, com autores muito diversos, o estudo da gramática pode se aliar ao da literatura. Os alunos pesquisaram e criaram os próprios metapoemas, além de decorarem uma garrafa de plástico, onde colocaram os poemas selecionados. Como o poeta Paul Celan, planejaram fazer o engarrafamento de suas mensagens, como se fossem jogá-las ao mar. Depois de expostas, escolheram alguém da escola para presentear com este poema.
Para a professora, escolher e criar um poema é muito mais interessante do que aprender este conteúdo da forma tradicional. Além de incentivar o lado artístico da atividade, garante-se o interesse dos alunos. A aluna Sara Borges adorou o jogo de palavras presente nos metapoemas: “Acho interessante podermos transformar uma atividade de sala em algo diferente, aprendendo pelo olhar mais prático algo que nos dá prazer de fazer”.