Mentes inovadoras
01/08/2018

Promover o desenvolvimento infantil através da metacognição e da transcendência, na aplicação de métodos diferenciados e jogos de raciocínio, despertando no aluno a reflexão acerca de sua aprendizagem. Esse é o objetivo do Projeto MindLab: adotado desde 2013 na escola pelos alunos do Jardim 3 ao 5º ano do Ensino Fundamental, visa ampliar o pensamento autônomo e crítico possibilitando estabelecer conexões entre os diferentes conteúdos estudados na escola e transcender as aprendizagens para a vida.

A ênfase nas habilidades socioemocionais e éticas, durante as aulas, visa fortalecer os alunos, colaborando para o enfrentamento e a superação no processo de amadurecimento pessoal, formando atitudes e valores essenciais para a vida em sociedade e a cultura da paz

O 2º ano do EF trabalha o método semáforo. Nele, os alunos aprendem a organizar os pensamentos e agir de forma consciente e com responsabilidade utilizando as cores: Parar e pensar no vermelho. Analisar para agir no amarelo. Agir e atuar com firmeza no verde. “As habilidades desenvolvidas através de jogos, são levadas para o dia a dia”, conta a professora Elessandra Palluci, 2T2.

Já no 3º ano, trabalharam o Jogo do Rei, transformando-o em o Jogo da Copa. A professora da 3T1, Andreia Ferreira, explica que a metodologia é aliada à Matemática: sem perceber o aluno está dominando os múltiplos de 3.