No Jardim, a natureza faz parte do currículo dos alunos. As atividades previamente planejadas, como o Projeto Mãos à Horta e Quinta Saudável, são construídas junto com as crianças e têm como objetivos despertar a necessidade de uma relação amigável com o meio ambiente e incentivar a alimentação saudável.
Enquanto não iniciamos a plantação do ano no Projeto Mãos à Horta, fomos surpreendidos por um canteiro repleto de manjericão no retorno das férias. As crianças ficaram curiosas, pois ninguém plantou o manjericão: ele simplesmente floresceu. O que será que aconteceu?
Eles estão investigando quem plantou: “Será que as sementes foram trazidas de uma outra horta pra cá, no bico de algum passarinho?”, “Eu acho que alguém plantou uma sementinha e com a chuva que teve nasceram muitas outras, até ficar cheião”. “Nós já plantamos manjericão uma vez …acho que sobrou nesse canteiro!”, foram algumas das hipóteses.
Às quintas-feiras, as turmas participam de um momento de preparação e degustação do alimento escolhido: É a “Quinta Saudável”. Este ano, os alunos estão aprendendo mais sobre as propriedades da cenoura, que será plantada na horta da escola. Depois de provar o suco do legume com laranja, eles experimentaram um delicioso patê.
“Temos o intuito de conscientizar as crianças cada vez mais sobre a importância de adquirir hábitos de alimentação variada e nutritiva, para manter uma boa imunidade, o que é fundamental. A quinta-saudável é um momento para reforçar muitas aprendizagens, apresentando aos alunos as diferentes texturas, tamanhos, cores e tipos de frutas, além dos nutrientes e vitaminas”, explica a Vice-Diretora da Unidade Jardim, Gracinha Regent.
Saiba mais sobre a importância do contato com a natureza na Educação Infantil do GayLussac assistindo a este vídeo, ou clicando aqui ou aqui.