A magia do faz de conta
25/06/2018

Brincadeira é coisa séria. Brincar faz parte do desenvolvimento infantil, é forma de comunicação, é ato de reprodução de seu cotidiano e de suas fantasias. Por isso, é importante que a criança possa liderar suas explorações e interações com o ambiente no qual está inserida. Partindo dessa premissa, nasce o projeto Diálogos do Brincar, que observou e registou durante 2 meses, nas turmas do Jardim 1, os detalhes e as conversas presentes nas brincadeiras, convidando todos os adultos a embarcarem nesse mundo de imaginação e criação.

O mesmo brinquedo assumia formas diferentes, dependendo da criança. Mutante, o vulcão assustador se transformava em uma cachoeira. A massinha é bolo de chocolate e de leite condensado. A garrafa azul pode ter sucos de vários sabores – de brócolis a morango brilhante. No chão, as amigas decidem esquadrinhar a construção de um prédio, em uma arquitetura repleta de fantasia. As conversas captadas pela documentação das professoras registram a integração e a riqueza desses momentos de liberdade.

As professoras Beatriz Mandarino e Marinalva Oliveira, da turma J1T4, afirmam: “O brincar livre nasce de dentro para fora, às vezes brinca-se em grupo, outras vezes sozinho. Não existem regras para a imaginação da criança. A ideia era não interferir nas brincadeiras e captar as expressões do grupo, a exploração do ambiente. A escuta e a observação possuem uma importância fundamental na pedagogia reggiana, que inspira nosso projeto”.