Brilha no escuro, mas é fluorescente, fosforescente ou quimioluminescente? Poucos assuntos são tão fascinantes aos estudantes quanto a luz. Assim, foi proposto às turmas da 1ª série do Ensino Médio um experimento investigativo, em que os alunos precisavam descobrir qual o motivo da luminescência observada. O objetivo das aulas práticas em laboratório é relacionar a vivência cotidiana com temas e assuntos de sala de aula, formando a ponte entre dominar um tema e torná-lo útil para novas criações.
Com alguns materiais do dia a dia, foi possível verificar os assuntos estudados e exemplificá-los através de uma atividade onde a autonomia repousava nos estudantes, em suas curiosidades, hipóteses e debates. Os professores de Química, Matheus Signorelli e Luiz Claudio, contam: “Identificar cada emissão de luz gerada por esses objetos significa uma maturidade conceitual acerca dos processos envolvidos em nível atômico”.
E finalizam: “Aprender Química sem atividade laboratorial é como ensinar alguém a cozinhar sem ir à cozinha. Os estudos tornam-se muito mais coerentes quando há relação entre experimento e teoria”.