O projeto Sociedade dos Poetas Vivos teve sua primeira sessão do ano nessa terça, 18 de fevereiro. A reunião extraclasse, que acontece na última terça-feira do mês, é feita nos recreios dos alunos de Ensino Fundamental e Médio.
Dividido em 3 sessões, os estudantes têm uma hora de poesia para exercitar sua verve literária. A biblioteca se torna um espaço repleto de confiança e entrosamento, recebendo os alunos e suas mais diversas manifestações artísticas e culturais.
“O importante é que eles estão começando a perder a timidez e continuam comparecendo. No ano passado, tivemos um aluno agradecendo, dizendo que conheceu muitas pessoas como ele nos encontros da Sociedade”, Karla Faria, professora de Língua Portuguesa
Esse ano, uma novidade do projeto é que a produção e leitura de poesias terão temas sugeridos, para guiar os alunos a escreverem resgatando suas memórias e suas vozes. O objetivo é ajudá-los a praticar a poesia como forma de manifestação, valorizando a arte e a literatura.
O bibliotecário Alexandre Salgueiro conta: “Para nós, ver e ouvir os alunos se libertando e contando, através da poesia, sobre o que pensam e sentem, é uma vitória. Esse é o objetivo da Sociedade, que os alunos possam falar com a gente”.
No mês de março, o tema sugerido será “Mulher”, em homenagem ao mês das mulheres. A ideia é que a produção de textos consiga sensibilizar os alunos sobre o assunto. Mas o espaço é livre para criar o que desejam. “Acho que é um projeto muito importante, é um lugar onde eu me encontro. Aqui a galera quer entender o mundo, ver as coisas de um jeito diferente”, explicou Pedro Amaral, aluno do Ensino Médio.