A leitura é uma das mais importantes ferramentas de modificação da sociedade. Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio já estão acostumados com os Projetos Literários e, ao longo dos anos, colecionam leituras de grandes clássicos nacionais. No High School não é diferente. Ao longo do curso, os alunos são apresentados a clássicos das literaturas americana e inglesa que são referências para a cultura ocidental, como “Macbeth”, de William Shakespeare e “Animal Farm”, de George Orwell.
Os alunos do 9º ano estão lendo “The Giver” de Lois Lowry e “Romeo & Juliet” de William Shakespeare, o 1º ano do Ensino Médio está trabalhando clássicos como “Julius Caesar”, também de William Shakespeare e já tiveram que produzir uma redação sobre “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes e “Odisséia”, poema épico do século VIII a.C. atribuído a Homero. Já o 2º ano do Ensino Médio lê “Of Mice and Men”, clássico americano de John Steinbeck, “The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, popularmente conhecido como “O Médico e o Monstro” e escrito por Robert Louis Stevenson, entre outros.
As alunas da 1ª série do Ensino Médio Allana Calvano e Julia França contam: “Nós lemos muitos livros clássicos ao longo da High School e, com isso, saímos com uma extensa bagagem cultural. Além disso, textos antigos nos remetem ao aprendizado de um paralelo entre o presente e o passado e proporcionam um vocabulário variado proveniente muitas vezes de um inglês arcaico”.
A coordenadora da High School, Teresa Kassuga, afirma: “Os alunos saem muito preparados porque estudam tanto o contexto da produção das histórias, quanto a interpretação dos textos e seus simbolismos”. E acrescenta: “Atualmente, um aluno do programa lê 8 obras completas e trechos de várias outras, ou seja, o conhecimento é vasto e existe uma grande variedade de textos e temas”.