Literatura de Cordel no Ensino Médio
12/07/2016

A literatura brasileira é extremamente rica e diversificada. Abordar os mais distintos gêneros e modos de produção literários faz parte de uma formação culturalmente completa. Pensando nisso, a professora de literatura da 1ª série do Ensino Médio, Aline Bernar, estudou com os alunos a Literatura de Cordel, gênero típico do nordeste brasileiro.

As turmas foram divididas em grupos e cada um deles recebeu um cordel para trabalhar. Os alunos deveriam pesquisar o cordel previamente e passar as principais informações sobre o texto e seu respectivo autor para o resto da turma, assim todos conheceram ainda mais sobre o gênero em questão. Depois disso, os grupos montaram slides com as principais informações, capas dos folhetos e fotos dos autores. Mas o principal ficou para o final de cada apresentação, pois os alunos deveriam escolher uma cena em seu folheto e representar para os colegas.

A professora comenta: “Ressalto o empenho e dedicação dos alunos que trouxeram cenários e figurinos e investiram em maquiagem para passar da melhor forma a mensagem do folheto. Foram lindas e divertidas apresentações que provaram que podemos sim aprender com alegria e diversão”.

As alunas Bruna Giglio e Sofia Boccanera contam: “A atividade foi muito legal porque misturou teatro e todo o conteúdo de cordel. Além disso, englobamos fatores da cultura brasileira que muitas vezes desconhecemos, como a literatura do nordeste, mostrando que o Brasil é muito rico e diversificado”.

Essa e outras propostas vão ao encontro do que a escola busca cada vez mais: uma maior participação e autonomia dos alunos ao construírem com a escola, os professores e colegas o seu processo de aprendizagem.