Muito além do que ter um bom currículo educacional, para que uma criança tenha uma boa formação, é necessário que nela estejam incluídos valores, como a empatia e a solidariedade. Por isso, para que esses valores se consolidem, anualmente os alunos do 6º ano da Middle School e as escolas do Grupo Cognita se unem à ONG Solar Buddy, uma iniciativa que busca educar as novas gerações para o pensamento crítico enquanto mudam a realidade de crianças que vivem em áreas de carência energética.
A cada $30 dólares uma luz, mais estudo, um sorriso e um obrigado. Aliado aos Objetivos Globais da ONU, o projeto leva a cada escola parceira kits para a montagem de lanternas que posteriormente serão entregues a crianças de países como Papua Nova Guiné, Etiópia, Índia e Zâmbia. Durante o processo, os alunos aprendem sobre os países a que estão doando, sobre os riscos do uso de energia por querosene – que chega a matar mais pessoas que a AIDS em todo mundo – e sobre energia solar, que irá alimentar as lanternas.
Desenvolvido junto ao Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority (ACARA), o Solar Buddy’s School Program foi criado pensando em combinar aprendizado e aplicação prática, incentivando a colaboração entre alunos, a compreensão intercultural, a criatividade e o pensamento crítico. E desde seu início, já foram doadas 64 mil lanternas com impacto de 78% a mais de tempo de estudo para cada criança.
Além da montagem das lanternas, os alunos simularam o estudo no escuro, usando a lanterna recém-montada, colocando-se no lugar do outro. O Coordenador de TE, Cícero Augusto, conta: “A partir do momento que eles vivenciam a dificuldade que essas crianças têm para estudar, eles conseguem perceber que a missão deles vai muito além de trabalhar, estudar e cuidar de suas famílias. Eles crescem como pessoa e aprendem a ter outra visão sobre o mundo”.