Estudar arte e pintar uma tela envolvem técnicas revestidas de um sentido único para cada artista. Para estudar melhor como funcionam essas técnicas, os alunos do Clube de Pesquisa “Cidadania de Corpo inteiro”, da turma J3T5, participaram da experimentação da Light Painting, em novembro. A técnica consiste em fotografar “desenhos” realizados com a luz de uma lanterna. A criatividade e as descobertas de mais uma forma de ver o movimento marcaram as telas dos jovens artistas.
Nos primeiros passos da utilização da técnica, em 1949, Gjon tirou uma das mais famosas fotografias de Light Painting da história, a “Picasso Draws a Centaur”. Nessa, o artista espanhol Pablo Picasso desenha um Centauro no ar, criando uma série de fotos conhecidas como “Picasso’s Light Drawings”.
A atividade foi desenvolvida pela professora Gabriela Veloso, de Arte, em parceria com a professora da turma, Gabriela Pinto. Gabriela Veloso conta: A ideia é que eles experimentem técnicas artísticas que usem o corpo. Na Light Painting eles precisam se movimentar para que a câmera capte o caminho da luz e monte a tela”, a professora Gabriela Pinto complementa: “Essa técnica tem total relação com o que estamos estudando em nosso Clube de Pesquisa, já que precisamos do nosso corpo para desenvolver os movimentos que darão origem às obras de luz, com várias formas, tamanhos e cores”.