Leituras de Alforria
07/11/2016

Carta de alforria EF07M3 2016-08-29 FT (5)

A professora de História, Vanessa Sanches, levou as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental ao Laboratório de Informática para uma atividade típica dos historiadores: analisar fontes documentais primárias. Dentro do conteúdo de Brasil Colônia, os alunos tiveram acesso a cartas de alforria digitalizadas, identificando o português típico do século XIX e as relações entre senhores e escravos. O uso pedagógico de fontes primárias no ensino de História é um instrumento precioso para instigar no aluno a percepção da importância de temas como preservação e patrimônio.

Os alunos Aristóteles Freire e João Guilherme Correia contam: “Achamos muito interessante a atividade. Descobrimos os diversos tipos de liberdades que os escravos poderiam ter. A nossa fonte falava da alforria de um escravo por sua lealdade à mãe do Senhor. Vimos, a partir disso, as relações humanas entre eles. Ficamos com vontade de ir no Arquivo Nacional para ver as cartas”.


Carta de alforria EF07M3 2016-08-29 FT (4)