Learning about food
26/05/2017

A alimentação faz parte do dia a dia de todos nós. Em atividades centradas no tema da comida, o Projeto Bilíngue enfocou a alimentação saudável, os grupos alimentícios, receitas, o desperdício de comida e até o que se come em cada país! Algumas turmas fizeram school outings para o supermercado ou foram fazer um picnic na Igrejinha de São Francisco. Outras tomaram café na escola como entry point. As cooking classes têm sido motivo de muita animação!

 

Os pequenos aprenderam o que é fruta e o que não é, a diferença entre os grupos alimentícios e chegaram a fazer um café da manhã na escola. As turmas Orlando e Cape Town conversaram sobre o que faz bem à saúde e o que não faz, depois de terem o momento de montar o café da manhã com massinha, setting up a café. Henrique Leme, aluno da turma Orlando, conta o que aprendeu sobre a história “The Very Hungry Caterpillar”, lida em sala: “She ate an apple, two pears, four strawberries… Then she ate the watermelon. It is good for living. Candy is not good for living, we should not eat it.”

 

O tema do desperdício foi trabalhado com os maiores das turmas de Cardiff e Dublin! Todo o ciclo que a comida faz até chegar no nosso prato causa desperdícios, como de água, de plástico na produção de embalagens e da comida em si. A turma Edinburgh estudou os países do mundo e a alimentação em diversos lugares. Começaram pesquisando cultura, língua, clima, natureza, geografia e capitais, para depois entender mais sobre a globalização. Em relato de grupo, contam um pouco sobre o que aprenderam do Egito: “In the beginning, Egyptians were nomads. When they started to grow wheat they learned how to make bread. Breadmaking allowed Egyptians to stay at one place. They aren’t nomads anymore”.