Estimular o aprendizado e o aprofundamento da leitura através do lúdico. Com esse objetivo, o 7º ano vivenciou um momento de muita diversão durante o Projeto Literário “Viagem ao Centro da Terra”. Após a leitura do clássico de Júlio Verne, o resultado foi uma manhã descontraída: divididos em grupos, eles tinham que elaborar, produzir e colocar em prática um jogo de tabuleiro sobre o livro e a vida do autor.
Para o grupo formado por Gabriel Menezes, Juliana Machado, João Guilherme Leal, Giovanna Matuck, Mariah Viana e Carolina Baptista o trabalho serviu também para fortalecer os laços de amizade. “Achamos essa atividade muito divertida porque trabalhamos sempre em grupo. No nosso jogo o tabuleiro é o percurso que os personagens fizeram até o centro da Terra, com obstáculos e cartas de bônus”. E acrescentam: “Foi uma atividade muito original e aprender brincando é muito mais divertido”.
A proposta de desenvolver um jogo surgiu a partir do gênero ficção científica, estudado em sala. Além disso, os alunos tiveram que trabalhar na produção das regras e aprender a linguagem utilizada nos manuais. A professora de Português Simone Bacellar conta: “O 7º ano gosta muito de trabalhar com atividades lúdicas e Júlio Verne é um autor que nos permite isso. Também pudemos trabalhar o jogo como um gênero discursivo a partir da criação de regras, o que é algo pouco estudado”. E complementa: “Essa atividade foi muito prazerosa uma vez que valorizou a integração e o trabalho em equipe”.