Para conhecer melhor sobre o berço da democracia e da filosofia, a Grécia Antiga, os alunos simularam o julgamento mais famoso de toda a história: o de Sócrates. Na disciplina de Direitos Humanos e Salvaguarda, com a professora Priscila Aquino, os alunos conheceram a arte da retórica e colocaram em prática a argumentação e a oralidade em um exercício de representação e criatividade. Baseados na história original, os grupos poderiam mudar o final do enredo, salvando Sócrates ou tornando a morte dele uma grande batalha entre advogados de acusação e defesa.
“Todo ano me surpreendo com a potência desse exercício que coloca em cena personagens reais da Atenas Antiga, que são atualizados e revividos pelos alunos. Com a encenação, eles trabalham habilidades importantes como a confecção de um roteiro, o improviso e a atuação em público, além de refletirem sobre a importância da democracia”, conta a professora.
Os alunos Marina Maia e Bernardo, da 6M4, contam: “Achamos injusta a condenação de Sócrates, ele não precisava pensar igual aos outros e acreditar nos mesmos deuses de Atenas. Ele deveria ser libertado, mas assassinaram ele”.
Confira outras versões desta atividade clicando neste link ou assistindo a este vídeo.