Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental simularam um dos mais polêmicos julgamentos do mundo durante as aulas de Contextos Transdisciplinares. O réu era ninguém menos que Sócrates, o grande filósofo grego, que lutava ao lado de seu advogado de defesa, Platão, pela vida. Os acusadores eram personagens da cidade-estado de Atenas – Meleto, Anito e Lícon. O palco, a cidade-estado de Atenas e sua florescente democracia. O veredito é trágico: a pena de morte tomando o veneno cicuta. Mas eles tinham o poder de mudar o rumo dessa história. Divididos em grupos, os alunos simularam em esquetes o julgamento de Sócrates.
A professora de Contextos, Priscila Aquino, explica: “Os alunos assistiram a um vídeo e pesquisaram sobre o personagem que iriam representar para construir a fala de defesa ou acusação. Os grupos e personagens foram escolhidos por sorteio. No dia, vieram fantasiados e se envolveram bastante, desenvolvimento habilidades de retórica e argumentação oral”.
A aluna Helena Vieira conta: “Gostei muito, a gente nunca teve um debate assim e eu quero ser advogada, então preparei bem a minha fala de acusação. Os outros advogados também estavam bem preparados, mas eu consegui argumentos melhores. Foi divertido”.