O Novo Ensino Médio tem por objetivos principais incentivar o protagonismo do aluno e ampliar seus horizontes de conhecimento. Por isso, nossa escola apostou na implantação de itinerários formativos, projetos híbridos e interdisciplinares anuais divididos em etapas que, buscando um produto final, valorizam a prática além da teoria.
“O Novo Ensino Médio é um desafio para o país. Aqui, buscamos não alterar o que está dando certo, para manter o alto grau global e cidadão, não apenas o regular. Por isso, os itinerários conversam: natureza contempla oralidade, linguagens usa computação, e assim por diante. Sendo assim, os projetos não são rótulos das áreas. Eles não têm o fim em si só”, Marcello Rangel, coordenador do Ensino Médio.
Humanas
No itinerário de Ciências Humanas os alunos trabalham conceitos bases de disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia e outros estudos dos campos social e antropológico. O projeto da vez é a produção de podcasts, realizados pelos professores José Victor, Bernardo e Paulo, nos quais serão abordados diversos temas, tais como: a semana de arte moderna de 1922, cultura, identidade e diversidade cultural brasileira, a mulher na cultura brasileira e racismo. As atividades envolveram criação de roteiro, rodas de conversa e entrevistas.
Natureza
Química, Biologia e Física são algumas das disciplinas norteadoras. Os alunos visitaram o Desafio Solar Brasil – Etapa Niterói, que aconteceu na Praça do Amador em Charitas no mês de março. O evento, que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em diversos tipos de embarcações, foi o resultado de uma parceria entre universidades e a Prefeitura e incentivou a observação e geração de novas alternativas de energia para nossa sociedade.
Internacional
Nosso novo Departamento Internacional foi lançado em abril deste ano em uma palestra especial: estendida para todo o Ensino Médio, a cerimônia de abertura contou com a presença de Lindsay King e Danek Torrey, associate directors das faculdades Siena College e Purdue University, respectivamente, que conversaram com os alunos acerca da aplicação para universidades internacionais. Nossos ex-alunos Anna Júlia, Giulio e João Guilherme, aprovados em universidades no exterior também estiveram presentes e compartilharam um pouco de suas experiências enquanto vestibulandos.
STEAM
Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática dialogam entre si e se complementam no itinerário de STEAM. Realizado aos sábados, os alunos põem a mão na massa para construir, por exemplo, uma pilha de limão com o uso do multímetro e o “Carrinho de ratoeiras” que, estimula o pensamento criativo e tem por objetivo transformar a energia potencial elástica armazenada na mola da ratoeira em energia cinética, ou seja, movimento.
Linguagens
Os projetos norteadores do itinerário na Primeira Etapa trabalharam conceitos como exclusão e inclusão por meio da linguagem visto por diferentes perspectivas por meio de debates e leituras de textos. Além disso, com uma aula sobre Marketing, para que cada grupo promova uma campanha publicitária para a votação de qual será o grande projeto no fim do ano.
As alunas Giovanna Longo e Maria Clara Cerqueira da 1M2, contam:
“A proposta do itinerário de sala de aula invertida nos permite pôr a mão na massa e isso torna o processo de aprendizagem mais dinâmico. Além disso, ter a possibilidade de escolha das áreas que gostaríamos de nos aprofundar foi muito importante”
Com a Expansão GayLussac, esse projeto terá ainda mais dinamismo. Assista esse vídeo e saiba mais.