VI Feira de Ciência Inovação de Niterói
13/11/2019

Em outubro, dois grupos de alunos da escola estão participaram da VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, no Campo de São Bento. Desenvolvendo trabalhos envolvendo Matemática e Programação, o grupo do 6º ano, orientando pelos professores Dulce Nunes e André Oliveira, fez um Quiz Matemático, construído a partir da ferramenta Scratch, onde é preciso responder corretamente questões matemáticas para subir na pirâmide social do Egito Antigo. Já o grupo do 7º ano, orientado pelos professores Cícero Augusto e Luiz Lobo, desenvolveu uma régua ultrassônica, equipamento que mede a distância de objetos através de ondas sonoras.

Para o professor de Robótica e Programação, Cícero Augusto, para que cada projeto se realize, a interdisciplinaridade deve ser o ingrediente principal, pois, segundo ele, com ela os alunos conseguem compreender a aplicação dos conceitos vistos em sala, no mundo real. Ele lembra: “A régua ultrassônica, por exemplo, tem o mesmo princípio de um sensor de marcha ré, do sonar de um barco e de bengalas para deficientes visuais, que permitem enxergar para além de onde ela poderia encostar”.

 

“A gente aprende enquanto dá aula”, Cícero Augusto

 

Muito além de apresentar um tema, a Feira de Ciências possibilita que o aluno desenvolva habilidades de fala e escuta. O professor Cícero explica: “Eles devem pensar que a programação que eles trabalham, C++, é de nível universitário, então, como explicar isso para um leigo? Esse é o grande desafio da feira. Se aprende muito mais explicando, porque eles precisam testar maneiras de chegar a um ponto comum de compreensão”.