Os animais, as flores, as frutas, as árvores ou as nuvens no céu: a criança estabelece com a natureza uma relação de sensibilidade e encantamento. Esse mundo fascinante e colorido é atraente ao toque, à observação, já que, aos olhos de uma criança, há um pouco de magia na forma como funciona a natureza. Assim, os alunos do Jardim 1 participaram de atividades de observação e contemplação das belezas naturais. O objetivo era compreender a importância da preservação ambiental.
No Jardim 1, tudo começou com uma rodinha, quando os alguns alunos trouxeram relatos sobre animais e flores. Assim, ao sair pela escola em busca de elementos da natureza, reconheceram grande parte deles e demonstraram muito interesse na mangueira, por ser grande, florida, áspera e cheia de mangas. Desde então, eles tem trazido folhas, pedrinhas, flores e até uma pequena libélula, todos elementos encontrados no caminho ou em casa. Com eles, estão montando a Caixa da Natureza e depois vão confeccionar mandalas.
A relação com a natureza foi aprofundada com a observação da arte do pintor Monet. Depois do momento de contemplação, era a vez de eles serem os artistas! A aluna da J1T2, Giulia Peixoto, conta: “Eu fiz a pintura com algodão no papel. Pintamos com a tinta uma nuvem, as flores, todo o jardim”.
O relato da turma foi uma descrição detalhada dos trabalhos: “tem flores amarelas, vermelhas, laranjas, verdes, brancas e azuis. Tem galhos de árvores com folhas bem verdes e tem nuvens no céu”. O resultado dessa sintonia fina entre arte e natureza pode ser conferido na Galeria Monet, montada com as produções dos alunos.