Ser solidário, gentil, respeitar o outro, conhecer sua cidade e cuidar do meio ambiente. É na infância que se aprende a ser cidadão. Nesse contexto a escola é a entidade que mais pode contribuir na formação crítica dos pequenos. Por isso, durante todo o ano, a turma 3T1, participando do projeto Por um Mundo Melhor, ingressou na missão de exercer a sua cidadania através da luta por causas ambientais em Niterói. Visita à praia de São Francisco e à Câmara Municipal de Niterói, eleições em sala e campanhas comunitárias fizeram parte da rotina dos alunos.
Na visita à praia de São Francisco, os alunos buscaram observar quais os problemas ambientais que vigoravam ali. Lá eles notaram que o plástico na areia e lixo da baía disputavam espaço com os animais que tentavam sobreviver no meio de tanta sujeira e poluição. Impactados com a cena, os alunos colocaram a mão na massa e fizeram uma limpeza na praia, onde, em 15 minutos, retiraram quase 100kg de lixo.
Motivados a continuar transformando esse cenário, os alunos planejaram campanhas de conscientização para os frequentadores da praia. Para isso, o descarte indevido de lixo e o consumo exagerado entraram na pauta da campanha. Cartazes foram feitos e explicações foram dadas a cada um que passasse pela praia.
A conscientização obtida pelos alunos, teve apoio na proposta pedagógica MindLab. O jogo de aprendizagem trabalhado com os alunos, “Bloqueio”, tem como objetivo trabalhar o gerenciamento dos recursos naturais e promover o estudo de estratégia sobre o meio em que vivemos, possibilitando o desenvolvimento de noções de economia, reciclagem e redução de consumo.
Observando que com apoio, eles poderiam ir além, os alunos fizeram uma carta coletiva com projetos de lei, que, em outubro, foi entregue ao vereador da Câmara Municipal de Niterói. Lá eles apresentaram suas propostas e discutiram suas ideias.
Por fim, para consolidar a construção cidadã, a 3T1 promoveu a eleição de representante da turma. Nesta, o discurso eleitoral seria a chave para convencer os eleitores. A professora da turma, Andreia Ferreira, explica: “O processo de desenvolvimento do projeto, fez com que eles compreendessem com profundidade a importância da representação, de pensar no coletivo e de saberem o que é ser cidadão, podendo fazer algo para um mundo melhor. No fim, a gente espera que a voz deles passe a ter um eco maior na sociedade”.