Construir novas alternativas para as aulas, integrando conteúdos e discutindo temas abrangentes a fim de gerar reflexões mais aprofundadas: eis o objetivo das Aulas Temáticas, que reuniu alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, em abril. A aula tinha como objetivo discutir os impactos ambientais e o uso racional da água, trazendo para os alunos novas alternativas para a conservação do recurso.
Assim, os professores de Biologia, Hércules Freitas e Marcos Ferrassoli juntaram forças. A intenção foi apresentar a água como um recurso fundamental e finito, não apenas como alimento, mas também como componente crucial na geração de produtos industrializados, como o plástico, e componente principal para o equilíbrio climático no mundo.
O evento contou com a participação dos alunos no debate de ideias: “Eu gostei muito da aula. Nela, foram discutidas questões de geopolítica, ambientalismo e consumismo, pontos essenciais nas provas externas”, conta a aluna Juliana Caldas da 3M2.
Quanto a isso, o professor Ferrassoli destaca: “Na aula temática, é possível dinamizar o conteúdo, ouvir as opiniões dos alunos e fazer com que eles participem da discussão, algo imprescindível para uma compreensão mais profunda do tema”.