De fala mansa e magnética, o ex-Diretor Pedagógico do GayLussac Roberto dos Santos Almeida marcou a memória de muitas famílias, alunos e profissionais que passaram pela escola nos mais de 30 anos em que esteve em nossa casa. Por isso, nada mais justo que dedicar a capa do Mais Ideias, projeto do qual ele era um dedicado entusiasta, a lembrar, com carinho e reconhecimento, sua trajetória irretocável na instituição.
Roberto dos Santos era um homem inteligente, forte e sensível e que tinha domínio da arte do bem falar e da escrita, circulando pelo mundo encantado dos escritores e dos livros. Homem de muitas facetas, defensor da cultura e da educação, era um amante de Fernando Pessoa e escrevia poesias que marcaram a literatura fluminense utilizando o pseudônimo de Fernando de Avis. A literatura era força motriz de seus discursos e de muitas ações.
No GayLussac, o professor Roberto foi liderança inovadora e de vanguarda, implementando o Sistema de Multiavaliações, marca de uma educação que busca contemplar as múltiplas inteligências. Desde então, cada disciplina avalia várias vezes ao longo da etapa e de diversas maneiras, revelando talentos e aptidões muito além das inteligências lógica e linguística – abrindo espaço para a inteligência motora, musical, interpessoal e intrapessoal.
“Professor não é aquele que sabe tudo e sim aquele que aprende com seus alunos”, Roberto dos Santos Almeida
Culto e muito humano, ele é lembrado pelos funcionários como aquele que gostava de conversar com todos e também como um grande mentor, que estimulava e desafiava com tranquilidade e leveza.
No dia 08 de março, Niterói e a escola se despediram desse brilhante educador, aos 84 anos. Nós, do GayLussac, temos a certeza que as memórias gravadas no tempo escolar marcaram tantas vidas, tantos corações e mentes, que seu legado permanecerá vivo e perene em longa duração. Aqui, em nossos corredores, o professor Roberto deixou uma chama acessa que nunca irá se apagar.
Merecida homenagem
Ao mestre, com carinho
“Professor Roberto, o senhor sempre disse que não gostaria de homenagens póstumas. Sempre ouvia isso e sabia que não seria justo. Aliás, o senhor merece todas as deferências de reconhecimento pela história construída nesse mundo. Era um professor fabuloso e tenho um orgulho enorme de dizer que fui sua aluna (Faculdade de Educação na UFF). Os ex-alunos eram incansáveis em lembrar e elogiar as suas aulas de genética e biologia. Deixo aqui minha homenagem e meu agradecimento público por ter me ensinado tanto, por ter me ensinado a ser forte, por ter me orientado inúmeras vezes, por ter me feito acreditar na minha capacidade, por ter me dado a chance de me tornar educadora com seus inúmeros exemplos, sua bondade e sabedoria. Muito obrigada”, Luiza Sassi, Diretora Geral
“Agradeço muito por ter me escolhido para dar continuidade à frente de uma escola que ajudou a construir com muitas características suas – a vanguarda, a visão de futuro, de inovação e excelência”, Luiza Sassi