O Clube de Pesquisa da turma J1T2, das professoras Luna Portugal e Tabata Costa, está mergulhando no universo encantado dos pescadores, com seus barcos e velas, mastros e anzóis. Para conhecer as “Histórias de Pescador”, o Jardim 1 recebeu o pescador Carlos, que trouxe alguns peixes recém pescados e ajudou a turma a fazer uma biruta, um instrumento de verificação da direção do vento que auxilia a pescaria.
O Clube de Pesquisa é um projeto permanente da escola baseado na pedagogia de Reggio Emília, onde o aluno assume o protagonismo na busca pelo conhecimento, incentivando a autonomia e aguçando a curiosidade. O Sr. Carlos é pai da funcionária da secretaria, Verônica Cristina, e claro, contou para a turma suas histórias de pescador, além de explicar os tipos de isca e diferenciar a pesca na areia da pesca no barco, feita no mar. Ao fazerem a biruta juntos, usando um conduite, um pano e uma base, os alunos relataram: “Parece uma pipa ou uma cesta de pegar borboleta! ”.
Os alunos pegaram nos peixes e comentaram: “O peixe está muito gelado” e “Quero ver a boca dele”. Nosso visitante, ratificou a necessidade de consultar a previsão do tempo antes de sair para pescaria, esclareceu que as condições climáticas influenciam diretamente na maré, no comportamento dos animais marinhos e nos equipamentos usados pelos pescadores.