Imergir em uma nova língua é vivenciá-la em todo lugar. Dessa vez, os alunos do Projeto Bilíngue participaram de uma série de atividades que unia aprendizado, diversão e descobertas. A visit to the dollhouse, My Passport, The Human Knot e Creamy Chocolate, foram algumas atividades que integraram a manhã dos pequenos nas mais diversas turmas.
Na atividade A visit to the dollhouse, por exemplo, feita com a turma Cambridge, os alunos aprenderam os nomes dos diferentes “tipos de casas”. Nessa atividade, os pequenos fizeram uma caça ao tesouro, onde eles deveriam procurar flashcards que seriam usados em outras atividades com os alunos. Mais a frente, as crianças foram até a Dollhouse e depois a Tree House, onde puderam identificar quantas windows e doors haviam em cada uma, treinando a pronúncia, e também comentarem, junto aos flashcards, em que tipo de casa eles moravam: se era a house, a teepee, an apartment building, a castle ou a haunted house.
Na atividade The human knote, com a turma Cardiff, os alunos fizeram um nó humano do qual eles precisavam se desatar. O objetivo da atividade era que os alunos trabalhassem juntos para sair do nó, utilizando comandos em inglês. A professora Clarisse Dias, da turma Cardiff, comenta que essa atividade busca trabalhar justamente a comunicação entre os alunos de modo efetivo: “Inicialmente não deu certo porque todos queriam liderar. Vendo que não havia funcionado dessa forma, eles passaram a ouvir e cooperar mais com o outro, quando obtiveram sucesso”.
Para fechar esse ciclo de atividades, os alunos de cada turma fizeram uma atividade em sala, como a confecção dos tipos de casinhas vistos, em 3D, para recordar o dia cheio de vivências.