Guerrilha
20/09/2017

Foto: Divulgação

Como parte da Programação Cultural de 63 anos do GayLussac, as turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio assistiram a peça “GuerrILHA”. A peça é do gênero mais documental do teatro e encena a vida de um casal desde o fim do governo de Getúlio Vargas até o endurecimento da repressão na década de 1960.

Os alunos aproveitaram a discussão crítica trazida para a escola de forma artística, por meio da vivência de uma produção que conta com dois momentos distintos de censura, que são o rigor do Estado Novo e o terror da ditadura militar. Um dos enfoques da peça foi a posição da mulher no movimento de resistência à ditadura, tendo um papel muito importante na Guerrilha.

As alunas Ana Beatriz Gurgel e Milena Amaral contam: “Eu gostei muito e achei muito bom a gente ver a peça, apesar de ter sido chocante. Os relatos são importantes, é como se estivéssemos olhando pelo buraco da fechadura, expondo essa realidade que algumas pessoas viveram”.

Já os alunos Sofia Ribeiro e Marcelo Bahia destacam a importância do tema: “A peça é boa por mostrar como foi ruim e evitar que isso aconteça novamente. Tem gente que defende uma intervenção militar, mas não tem noção do que foi a ditadura e é essencial expor isso”.

Luiza Fleury e Luís Pedrinha relatam: “A gente pode ler muito sobre a ditadura na aula, mas assistir isso sendo encenado faz com que entremos mais nos detalhes e vivenciemos isso. É interessante terem pego a realidade de alguns personagens como forma de representar o que aconteceu com muitas famílias”.