Fecundar o chão e assistir germinar. Visitar a horta para regar e afagar a terra. Aguardar o cio da terra. E no mês de junho foi a vez da colheita do espinafre. Dentro do Projeto Mãos à Horta, os alunos da Educação Infantil acompanharam todo esse processo em uma rica experiência de observação participativa.
A turma EF1T2 fez um registro dos olhares lançados à horta: “Nenhuma folha é idêntica à outra. Elas têm vários tons de verde e quando fica amarela, não está boa para comer”.
De tanto olhar a horta, uma percepção e indagação… por que será que os canteiros do Jardim 3 floresceram mais forte e rápido? Pesquisa daqui e dali – foi desvendado o mistério: os alunos da professora Luciana Dourado (J3T1) utilizaram a terra cheia de minhocas de uma composteira para adubar a plantação. A composteira fez parte de um projeto do ano anterior, de alunos que hoje estão no 1º ano. “A turma estudou sobre a importância do lixo orgânico para o meio ambiente e produção de minhocas”, conta Luciana. O trabalho com a compostagem segue com outro grupo do Jardim 3, cujo interesse foi despertado pelo assunto.
Com a farta colheita nasceram buquês de espinafre que os alunos estão levando para preparar em casa. Os novos pais também têm sido recebidos na escola com um delicioso creme de espinafre feito pelos alunos no Cooking Class, onde aprenderam sobre os nutrientes desse superalimento.