Há 16 anos o GayLussac promove o Projeto Redação, que incentiva o protagonismo da escrita dos alunos. Os melhores textos formulados ao longo do ano são selecionados e indicados para publicação no livro trilíngue “Em palavras, in words, en palabras”. Participam do projeto alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A entrega do livro e a leitura pública da escrita para uma plateia repleta de familiares orgulhosos foi feita em novembro, no Teatro GayLussac.
A data também contou com a apresentação dos Clubes de Música e Literatura, que cantaram a “More Than Words” em três idiomas, e com a entrega dos certificados de participação e da obra impressa aos alunos. O professor Tigran Magnelli, coordenador dos clubes, explica: “A culminância desse projeto mostra ao aluno que ele é capaz de produzir leitura, de produzir conhecimento… A apresentação e entrega do livro marca o momento em que ele se percebe ativo no processo da literatura, como autor do imaginário social”.
Além das apresentações musicais e troca de livros, o Projeto Redação 2018 conferiu ao aluno Leonardo Saint Clair, da 9M2, a premiação do Concurso de Redação e Artes Plásticas da ONU-UNESCO, em que ficou em 2º lugar na disputa regional. Leonardo conta: “Conquistar essas premiações através da escrita gera vontade de participar mais. É mais um motivo para continuar escrevendo”.
Neste ano a escola contou com o apoio e parceria do Senac-RJ e Scuola di Cultura e com a chancela da Academia Niteroiense de Letras.