O alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um projeto interdisciplinar: o Fórum. Trata-se de um exercício de simulação dos conflitos e negociações das relações internacionais. O tema desse ano foi “Olhares Contemporâneos”, debatendo questões raciais, ambientais e diplomática. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos acerca de assuntos culturais, sociais e políticos ao redor do mundo, exercitando a persuasão e oratória. O projeto envolve as disciplinas de Produção Textual, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Mandarim, Direitos Humanos e Salvaguarda, Arte (Teatro), História e Geografia.
“Eles escrevem seus próprios discursos, pesquisam sobre os países que vão representar, precisam pensar politicamente como esses países, o que é uma dificuldade. Às vezes eles pessoalmente não concordam com algumas políticas praticadas, mas aí entra a persuasão na linguagem do discurso. Eles precisam ser expressivos se quiserem ganhar a plateia”, explica a professora e orientadora de Língua Portuguesa, Karla Faria.
“Os alunos precisam trabalhar coletivamente, globalizar seus pensamentos e proporcionar soluções, desenvolvendo o pensamento crítico, de maneira a se enxergar como um cidadão ativo dentro da escala global” complementa a professora de História, Julia Mello.
Ana Luisa, da 9M4, fez parte da delegação do Brasil e discutiu sobre Sanções da ONU dentro do país por conta de racismo nos Estados: “Eu estava interpretando um papel e tive que defender uma ideia que pessoalmente não concordo”. Já a aluna Manuela Mansur, que fez parte da delegação dos Estados Unidos, relata que aprendeu muito com as pesquisas feitas, principalmente sobre tratados recentes.
Confira, clicando neste link, como foi o Fórum do ano passado.