Com uma ideia na cabeça e um celular nas mãos, os alunos da 1ª série do Ensino Médio filmaram, editaram e produziram curtas de 3 minutos que foram apresentados e premiados em evento no Teatro GayLussac. Essa é a 3ª edição do Festival de Curtas e, dessa vez, os alunos foram julgados por um júri artístico composto pelo Diretor do MAC, Victor De Wolf, pela Diretora Executiva do Canal Curta e da Plataforma de Vídeos Tamanduá Edu.!, Ana Gabriela Duarte e pelo ator Amaury Lorenzo. Os vídeos deveriam responder à pergunta: “um mundo diferente é possível?” baseando-se em um dos ODS da agenda 2030 da ONU. Para isso, se envolveram no projeto Língua Portuguesa, Produção Textual, História, Geografia, Sociologia, Artes e Filosofia.
Foram cerca de três meses de trabalho intenso para culminar nos vídeos autorais. A questão da autoria é o parâmetro inicial e um dos mais importantes nesse projeto, por isso os alunos tiveram entrevistas com técnicos da área cinematográfica ou artistas, como foi o caso da conversa com o ator Amaury, que inspirou muitos vídeos.
Os alunos falaram de racismo, violência contra a mulher, cultura do cancelamento, aquecimento global, saúde e bem-estar, físico ou mental, em contexto pandêmico, diferenças sociais, com muita responsabilidade e seriedade. O intuito principal era a conscientização geral, explorar assuntos importantes para a sociedade, assim como dito por Rodrigo Boquimpani, diretor e roteirista do curta O Menino do Chapéu, vencedor da categoria de Melhor Produção:
“A gente quis fazer uma distopia entre a pobreza e o poder que o dinheiro traz, corrompendo o ser-humano.”
E para quem irá participar desse projeto em 2022, as alunas Rafaela Coelho e Betina Fernandes, deixam um recado: “Trabalhem muito e unam-se em uma pessoa só!”
Nós do GayLussac gostaríamos de parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto, mas ressaltando os vencedores das categorias:
Melhor Produção: Menino do Chapéu
Você pode assistir a “Menino do Chapéu” aqui.
Melhor Fotografia: A arte transforma
Você pode assistir “A arte transforma” aqui.
Melhor Roteiro: Escola de lá e cá
Você pode assistir o curta neste link.
Menção Honrosa: Instituições de proteção de violência contra mulher
Clique aqui para assistir.
Você pode conferir, neste link, como foi a Primeira Edição do Festival e nestes, a Segunda Edição, em seu primeiro e segundo dias de exibição.