A linguagem audiovisual está cada vez mais forte e fazer um bom vídeo é, também, um desafio narrativo de roteirização. Por isso, os alunos da 1ª série do Ensino Médio são, há 4 anos, envolvidos no Festival de Curtas, atividade que proporciona um mergulho na estética da imagem em movimento. Em novembro, as famílias foram reunidas para assistir ao fruto de tanto esforço e dedicação.
Em 2022 o tema foi “Jovens em tempos digitais” e os curtas foram julgados por jurados externos com ampla inserção no universo do audiovisual: Victor De Wolf, diretor do MAC Niterói; Zé Brandão, produtor executivo da série “Irmão do Jorel” e Sérgio Lobato, diretor de séries de TV, pesquisador e antropólogo da TV NatGeo.
“A relação dos nossos jovens com o mundo virtual se intensificou com a pandemia e elevou os curtas desse ano a uma obra representativa de seu tempo, uma crítica a todos nós. Precisamos estar muito atentos para ouvir esse recado”, explica a professora de Língua Portuguesa, Nathalie Vleck, uma das orientadoras desse processo.
É com muito orgulho que anunciamos os vencedores dessa edição do Festival:
Direção/Produção e Roteiro: “Um dia no meu controle” dos alunos Lara Bussade; Eduardo Pessoa; Valentina Ayeta e Vitor Guimarães;
Fotografia: “Negacionistas e ansiosos”, dos alunos Davi Chaar; Felipe Pena, João Dias e Vinicius Mendes;
Menção honrosa: “Palavras engolidas”, dos alunos Bernardo Raposo, Cauê Murakami, Leonardo Boquimpani e Rafael Erthal.
Parabéns a todos os participantes!
Confira, nessa playlist, os vídeos vencedores da edição do ano passado.
Veja aqui como nasceu a ideia do Festival de Curtas.