O incentivo ao envolvimento com as diversas áreas da ciência é um dos pilares de uma formação sólida. Como forma de trazer novas experiências aos alunos interessados, eles foram escalados para participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), a maior feira de ciências do estado. Lá, apresentaram seus trabalhos e voltaram repletos de aprendizados novos.
Os professores Ricardo Viz, Adriana Di Candia e Cícero Augusto acompanharam os alunos. Cícero conta: “A experiência foi incrível, os alunos adoraram apresentar e se sentiram importantes. Muitos saíram extremamente motivados a se inscrever em outras feiras e participar de novas apresentações, o que é desafiador. Esses trabalhos vêm sendo desenvolvido há algum tempo, sendo apresentados primeiramente na Semana de Matemática”.
Durante a Semana de Matemática, alguns grupos de alunos foram selecionados, pela Coodenação da FECTI, para participar do evento. A Feira aconteceu no CEFET do Maracanã e contou com a participação de grupos de escolas públicas e particulares. Três grupos do Ensino Médio e um do 8º ano apresentaram suas pesquisas desenvolvidas na escola e estão concorrendo à premiação, que é feita em diversas categorias.
Lucas Baliane, do 8º ano, apresentou um trabalho desenvolvido sobre a história das calculadoras. O seu grupo montou e programou uma calculadora em “c” e em “python”, duas linguagens de programação. Lucas relata: “Foi muito legal! A estrutura do evento era grande e vimos muitos trabalhos de tecnologia de várias escolas diferentes. Participar apresentando para o estado foi muito bom e nós pudemos conhecemos muitas pessoas. É importante a escola incentivar isso porque a gente aprende vendo coisas interessantes e novas, na prática, com pessoas diferentes”.