A magia das fábulas de Esopo encanta crianças e adultos há mais de 2.500 anos. Escritas por um escravo grego, com formato curto e divertido, trazem sempre uma reflexão de fundo moral. Pela sua riqueza, o livro Fábulas de Esopo, de Beverley Naiddo e Piet Grobler, foi escolhido para o Projeto Literário da primeira etapa do 3º ano do Ensino Fundamental. Inspirados por essas histórias, a turma 3T1 encenou as fábulas e convidou os colegas da 3T4 para assistir. O objetivo era estimular a autonomia de forma criativa,a utilizando as narrativas.
O palco foi armado na biblioteca, como uma grande mata. O convite foi enviado para a outra turma, que estava lá para prestigiar. Todo o resto, da caracterização à distribuição dos personagens nos grupos, ficou por conta dos alunos. A professora Andreia Ferreira explica: “A atividade permitiu que eles trabalhassem a oralidade de forma lúdica, além de ser um exercício de improvisação e de trabalho em equipe”.
As criativas apresentações sempre terminavam com a identificação da moral da história pelo grupo. Ao serem questionados, a turma identificou como moral mais marcante: “Na hora do perigo é que se reconhece um amigo”.