Extração de DNA
11/08/2017

O conteúdo da genética é um aprendizado que costuma suscitar interesse nos estudantes. A partir de uma aula no Laboratório de Multiciências, o professor Hércules Freitas propôs aos alunos da 1ª série do Ensino Médio uma atividade prática: observar o DNA do morango.

A atividade consiste em amassar a fruta, extraindo um suco, acrescentar sal e detergente (tampão de lise) para romper e solubilizar as membranas biológicas e, assim, ter acesso ao DNA da célula. Depois, para tornar o DNA visível, coloca-se o álcool absoluto no mesmo recipiente do “suco”, de forma que as duas fases dessa solução façam com que o material genético, por ser menos denso, torne-se visível. Hércules afirma: “O interessante da atividade é que é simples de se fazer, podem ser utilizadas outras frutas e, se os alunos quiserem, podem repeti-la em casa. A partir dessa prática, eles podem observar o DNA a olho nu”.

O aluno Guilherme Santos, da 1M2, explica: “Achei bem interessante ter trabalhado com o DNA porque é muito surpreendente poder ver de forma tão clara algo que está em todos os seres. Foi uma prática muito boa porque é fácil de se realizar e torna visível o que você já sabia de forma teórica”.