Experimento de Preconceito Racial
27/10/2017

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental estudaram na disciplina de Contextos Transdisciplinares sobre o tema Preconceito com três enfoques: racismo, machismo e xenofobia. Em sala, os alunos foram inspirados a realizar um teste de imagem por um vídeo do Governo do Paraná. Nele, profissionais de Recursos Humanos foram separados em dois grupos. Para o grupo 1, apresentaram imagens de pessoas brancas. Para o grupo 2, de pessoas negras. A grande maioria das respostas do grupo 2 colocou os negros em posição social inferior aos brancos.

A proposta da professora Priscila Aquino foi fazer uma experiência semelhante nos corredores da escola. Os alunos receberam uma imagem de trabalhadores brancos e negros, saíram pelos corredores e colheram uma amostragem de 330 entrevistas com uma pergunta bem aberta: “O que você vê nessa imagem?”. O objetivo era fazer um teste do racismo na comunidade GayLussac, nos moldes da experiência do vídeo.

O resultado foi positivo. No geral, 80% das respostas eram positivas ou neutras para ambas as imagens. Contudo, uma média de 20% das respostas revela que, quando se fala de racismo, ainda temos bastante o que fazer. Confira nas imagens algumas respostas.

A aluna Isabella Miranda conta: “Achei ótimo ter feito esse trabalho porque a gente pôde perceber o que as pessoas pensam sobre cor, se elas têm preconceito ou não. Me surpreendi com a pesquisa porque a maioria das respostas foi muito boa, aqui na escola. Acho que lá fora, as pessoas são mais preconceituosas. No GayLussac, os funcionários parecem ter uma sensibilidade maior porque trabalham com crianças e com pessoas muito diferentes”.