A integração e socialização dos alunos depende de um importante processo de aprendizagem sobre o reconhecimento e aceitação das diferenças. A partir do projeto “Eu, meus amigos e nossas diferenças” as professoras do Jardim 2 puderam discutir, de forma leve e mediada, a construção de identidade e o estabelecimento de relações. O objetivo da atividade é também entender a criação e o respeito às regras de convivência, a constituição de valores como solidariedade, respeito e afeto e o desenvolvimento de senso crítico e criatividade.
Para iniciar a atividade, conheceram o livro “A caixa de Jéssica” e conversaram sobre o que é ser um aluno novo na escola. Esse momento de socialização, mesmo para os alunos que já conhecem a escola, é muito importante e deve ser abordado nas turmas. Com a atividade, surgem as questões das diferenças e como a aceitação das mesmas é necessária para a construção de relações. A aluna Mariana Costa, da J2T4, conta: “Aqui eu tenho muitos amigos e adoro eles, gostamos de brincar de desenhar juntos”.
As atividades foram desde conversas sobre o que gostam de fazer até desenhos em dupla. Fizeram o retrato do que viam no espelho, brincaram com caixas, dança das cadeiras cooperativa, telefone sem fio e fizeram pinturas em grupo. Leram também, em sala, o livro “Tão diferentes”, que a turma adorou: “Os bichinhos são muito diferentes, cada um é de um jeito mas eles brincam felizes assim mesmo”.
O respeito à diversidade é uma importante lição para as crianças, que devem cada vez mais solidificar relações com base na aceitação do outro e no afeto, respeitando regras básicas de convívio social.