Como material, o papel de jornal. Como sentimento, a descoberta. Esses foram os componentes que integraram a peça “Estou aqui”, feita pelo Teatro Alegretto, em novembro. Com um roteiro inédito e autoral, a peça buscou levar aos alunos da Educação Infantil um novo tipo de manipulação de formas animadas, estimulando a sua imaginação. Nesse espetáculo, muito mais do que ver, as crianças foram convidadas a sentir a peça.
A mostra contou a história de uma criatura que tenta se adaptar ao mundo à sua volta e acaba aprendendo a importância de compartilhar as descobertas e alegrias com nossos semelhantes. A professora Fabiane Assis, da turma J3T4, conta: “São mediações necessárias, que fazem parte do cotidiano. Estamos absorvidos por mídias com conteúdos prontos, respostas imediatas. Por isso, acredito que poder propiciar essa experiência seja uma aposta no cuidado, na atenção e na reflexão”.
Através de jornais trazidos pelas crianças e professores, a Turma do Alegretto criou todos os personagens e objetos utilizados para a construção da narrativa. Através de manipulação direta das formas de jornal e sem nenhuma fala, utilizaram trilha sonora e sonoplastias para embarcar as crianças na história. A atriz Bianca Buhring, da Turma do Alegretto, conta: “Nosso objetivo foi ampliar os sentidos e conceitos das crianças. Não existe certo ou errado, se a história é ou não de um jeito ou outro, o que importa é o que tocou, o que se sentiu ao assistir. É um espetáculo aberto a diversas percepções, e todas as possibilidades são certas e reais”.