Escuta, segurança e salvaguarda
22/07/2019

Uma democracia exige de seus cidadãos o debate, a opinião e a construção conjunta. Por isso, em junho, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na nova disciplina de Cidadania e Salvaguarda, exercitaram o diálogo democrático através do tema o Furto de Dados Pessoais, uma das violações mais comuns aos direitos humanos. Em um bate-papo com o coordenador de TI, Leandro Petersen, os alunos trouxeram uma série de dúvidas a respeito das ameaças constantes existentes nas redes virtuais bem como expuseram fatos que ilustraram casos de violação.

O vírus eletrônico ransomware e o cuidado com a exposição de dados nas redes sociais, adentraram a palestra. Leandro conta: “O objetivo é mostrar aos alunos a importância de armazenar de forma correta nossas informações pessoais e que o mundo virtual não é mais uma ‘terra sem lei’”.

Os Direitos Humanos são abordados na disciplina através da exposição, detalhamento e análise da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU -1948). Nas aulas, são destacadas as principais violações a esses Direitos conforme dados apresentados pela Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal.

Em breve, os alunos vão visitar o servidor do colégio, onde poderão ver na prática como funcionam os trabalhos de prevenção à informação.