Desde março, nossa Equipe de Psicologia e o Vice-Diretor da Unidade Fundamental e Médio, José Antonio Júnior, estão imersos em uma pesquisa em parceria com a Universidade de Londres, sobre Feedback e Metacognição. Definido pela equipe como “uma ferramenta do ato de ensinar/ aprender que, na sua estrutura, é essencialmente afetivo, já que envolve a relação professor/ aluno”, com o feedback o professor promove a criação de estratégias e formas de intervenção a partir do nível de desenvolvimento de cada aluno e turma, despertando sua curiosidade e a consciência de aprender a aprender.
“Nós fizemos parte de um grupo de formação continuada em pedagogia. Participar da pesquisa fez com que o meu cotidiano dentro de sala fosse tirado do automatismo e se centrasse na escuta do outro”, Diego Veríssimo, professor de Língua Portuguesa
Trabalhando sobretudo com professores do 8º ano do Ensino Fundamental, os encontros objetivam tornar aberta e atenta a escuta do professor ao aluno e estimular o desejo pelo aprendizado. Assim, o aluno vai se tornando responsável pelo seu processo pedagógico, facilitando a metacognição.
Para encerrar a pesquisa, professores e equipe de psicologia se encontraram no teatro para falar dos resultados da aplicação. O professor Diego Veríssimo conta: “A gente às vezes tem uma postura muito engessada, deixando de ver que os alunos são pessoas que trazem elementos afetivos para a sala de aula. Com a pesquisa a gente aprende a entende-los melhor e, a partir do que eles apresentarem como demanda, aprendemos a reorganizar nossas aulas”.