No dia 26 de fevereiro, o Instituto GayLussac celebrou a assinatura do Certificado de Compromisso Social, concedido pelo o Instituto Maria Preta e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) às empresas brasileiras e internacionais que demonstram comprometimento com políticas antirracistas. A escola é a primeira instituição em todo Estado do Rio de Janeiro a receber o selo “Racismo, aqui não!”, criado em 2009, pelo publicitário João Silva, para estimular inclusão social e respeito à diversidade.
O selo já circula em países como Estados Unidos e Áustria. Trata-se de uma ação integrada de mobilização que se propõe a inibir práticas racistas e promover a tolerância religiosa, a partir de sua adoção e exposição em ambientes de trabalho, educação, manifestações culturais, esportivas e de lazer. Depois da assinatura da Diretora Geral, Luiza Sassi, todos os colaboradores deverão assinar o compromisso.
Segundo João Silva, publicitário e idealizador do selo “Racismo, aqui não!”: “É uma grande emoção entregar o selo para uma instituição de ensino comprometida com a questão racial, todos os diretores, coordenadores e colaboradores envolvidos com a causa”. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da cidade de Niterói, que prestigiaram esse momento histórico para a instituição.
Desde 2019, o GayLussac formalizou sua Política Antirracismo, compartilhada com toda a comunidade escolar, promove a formações de professores com literatura antirracista e adota autores negros, todos os anos, no currículo obrigatório desde o 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2023, recebemos também o Prêmio Azoilda Loretto da Trindade e o selo “Minha Cor tem Valor”, concedidos pela Secretaria de Direitos Humanos de Niterói. A escola foi a única da rede privada da cidade a receber os reconhecimentos.