O incentivo a escrita é muito importante para uma boa educação. Por isso, o GayLussac promove há 17 anos o Projeto Redação. Os melhores textos formulados ao longo do ano são selecionados e indicados para publicação no livro trilíngue “Em palavras, in words, en palabras”. Participam do projeto alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A entrega do livro e a leitura pública da escrita para uma plateia repleta de familiares orgulhosos aconteceu no Teatro GayLussac, em novembro.
Para o Orientador de Inglês, Brian Jones, que selecionou os textos em língua inglesa: “Como em qualquer língua, a produção de um texto em inglês desenvolve a habilidade de se expressar. Ter confiança de fazer isso em outras línguas nos capacita a desenvolver um outro ponto de vista, já que partimos não apenas de um novo vocabulário, mas de uma outra cultura”.
“Todo ano fica mais difícil escolher o melhor texto entre tantos que selecionamos, pois cada vez temos alunos mais seguros para escrever em espanhol e dedicados para ter esta oportunidade de expressar seus sentimentos através das palavras. A alegria que eles sentem revela todo o meu orgulho e me emociona”, Susana Martínez, Orientadora de Espanhol
As professoras Paula Bolele e Danielle Peres, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, explicam a importância do aluno participar das publicações desde pequenos: “Além de ser um incentivo à leitura e à escrita em si, o projeto gera uma expectativa de participar, de poder ser premiado e reconhecido. Viver esse momento desde o 4º ano, é viver o despertar do prazer por escrever, é o que faz a eles terem vontade de ir além da imaginação”.
João Dytz, da 1M2, lembra: “Foi muito bom ser homenageado pelo meu texto e é muito importante ter a escola apoiando a isso porque nos incentiva a escrever mais textos e sermos cada vez mais criativos”.
Antônio Machado, pai de Tarsila da 9M2, finaliza: “Para nós pais, ver o desenvolvimento deles florescer nesse momento, junto a toda essa questão artística, é muito emocionante”.