Educação para mídia
10/10/2017

A internet proporcionou um acesso aos meios de comunicação que podem atingir multidões, mas muitas pessoas ainda não sabem lidar com isso e não compreendem as consequências de suas intervenções no mundo digital. Uma educação para a mídia é importante para alertar sobre os cuidados e possibilidades da internet. Por isso, na aula de Contextos Transdisciplinares, o professor José Nilton propôs ao 8º ano do Ensino Fundamental a criação de um aplicativo, jogo ou rede social, buscando entender a existência das ideologias neste universo.

 

Num primeiro momento, eles discutiram o conceito da ideologia e o que ela pressupõe para, posteriormente, pensarem sobre a ideologia velada que faria parte de suas criações. Assistiram também ao filme “Nerve”, buscando compreender como as pessoas mergulham no universo virtual, sendo manipuladas por essa realidade.

 

No momento da criação definiram um nome, público alvo, marketing, financiamento e logomarca. As alunas Camila Fortuna e Beatriz Quintanilha contam: “Tivemos que planejar todos os aspectos do produto, organizando lucros, procurando o diferencial do nosso aplicativo e buscando qualidade com táticas para nos promover, como forma ajudar as pessoas de maneira prática”.

 

Já o aluno Aristóteles Freire relata: “A parte mais legal foi apresentar nosso conteúdo para os outros colegas, porque podemos defender as nossas ideias e explicar o objetivo das nossas criações!”.