Histórias servem para encantar o outro com um novo mundo, e não para ficar na prateleira. Esse foi o pensamento da turma 2T1, em julho, que após o compartilhamento de leituras na Ciranda Literária, se mobilizou em doar os livros que já não lia mais. Com o objetivo de que essas histórias pudessem encantar novos ouvidos que muitas vezes não possuem acesso à livrarias e bibliotecas, a turma promoveu uma feira de doações na praça Getúlio Vargas, em Icaraí.
Durante uma semana, as crianças e familiares se envolveram no projeto, recolhendo livros para levar à praça e lá ser oferecido aos transeuntes. Dentre eles, crianças em situação de rua, que observavam a ação. O aluno Mateus Chagas conta a experiência: “Estávamos doando os livros para os adultos, mas tinham umas garotas que moravam na praça que queriam ler os livros. Com o livro, você consegue conhecimento e aprende a ler, então é bem importante a ação que estamos fazendo”.
“Teve uma senhora que quando soube que era de graça ficou tão feliz, que ficou muito emocionada e levou para casa para os netos. Aprendemos a conhecer melhor as pessoas”, Rodrigo Meceni
A ação é parte do projeto Por um Mundo Melhor, desenvolvido com as turmas do Ensino Fundamental I. A professora da turma, Elessandra Palucci, lembra: “Assim que chegamos na praça, as crianças se envolveram na abordagem das pessoas que por lá passavam e conversaram sobre a importância da leitura e da necessidade daqueles livros passarem de mão em mão para que muitos pudessem ter o prazer de ler aquelas obras. As crianças ficaram muito envolvidas com o projeto e acredito que isso fez com que eles valorizassem ainda mais a importância da leitura e reconhecessem o valor de um livro”.