Da horta para a tela
02/09/2019

Na primeira infância as crianças precisam de tempo, liberdade e segurança para exploração do mundo que as cerca. Assim, em agosto, a professora de Inglês, Laíza Souza, e as de português, Luiza Romero e Marivani Rodrigues, iniciaram uma rica experiência com as crianças do Maternal 1, em que apresentaram alguns elementos da natureza que podem ser transformados em tinta.

Percebendo a textura, sentindo o aroma e observando as cores do açafrão, urucum, espinafre e da argila, os alunos foram explorando as propriedades e sensações dos vegetais que iriam compor suas primeiras obras. No tecido cru, papel de seda e talagarça, as telas foram sendo preenchidas com as tintas produzidas na Cooking Class pelos pequenos.

Essa experiência foi vivenciada nos dois idiomas, inglês e português, proporcionando aos alunos a aquisição do vocabulário nas duas línguas e uma vivência extremamente significativa através da utilização de comandos, percepção de texturas e tempo de descobertas.

Mas de onde essa cor vem? Como que uma semente se torna uma árvore que vira tinta? Para acompanhar desde o princípio o processo de produção de sua matéria-prima, as crianças plantaram uma muda de açafrão e urucum para que tenham a oportunidade de regar, cuidar e acompanhar o seu crescimento.

A professora Laiza Souza conta: “Com essa atividade eles percebem que a natureza dá retorno quando a preservamos. Desse modo vamos contribuindo com a construção de uma cultura do cuidado e respeito à natureza”.