Através das críticas e estéticas presentes na leitura da obra de Ariano Suassuna, em julho, os alunos da 1ª série do Ensino Médio finalizaram o projeto Literário “O cordel da compadecida” com a construção de cordéis contemporâneos. Utilizando a estrutura de métricas e xilogravuras, o projeto que envolveu as professoras Deborah Afonso, de Arte, e Nathalie Verc, de Literatura, convidou os alunos a mergulhar na cultura do sertão nordestino.
Nas aulas de Português os alunos fizeram cordéis com temas nacionais em que as críticas presentes no livro “O auto da compadecida”, foram atualizadas. Dentre os assuntos tratados havia: racismo, desigualdade social, a valorização de lendas nacionais de origem indígena, a seca e a culpa associada aos pecados.
A professora Nathalie Vlcek explica: “A ideia é expor as produções durante o mês literário, como se houvesse uma chuva de cordel na biblioteca. Assim os alunos, professores e pais que entrarem lá serão surpreendidos por uma chuva de críticas de autoria dos alunos”.