Conheça você mesmo
06/04/2016

Muito conhecido nos Estados Unidos, o designer Jon Contino realizou uma ilustração criando uma espécie de mapa mental. Essa ilustração contém a seguinte frase: “knowthyself”, ou seja, “conheça você mesmo”. Baseados nessa obra e instigados pela professora de Artes, Gabriela Veloso, os alunos do 6º ano foram convidados a se conhecerem, criando mapas mentais com áreas dedicadas aos seus interesses, medos, sonhos e desejos.

A elaboração de mapas começou na Antiguidade, o mais antigo deles foi encontrado na Mesopotâmia. Mas foi a partir do século XVI, durante as Grandes Navegações, que os mapas passaram a ser traçados com maior precisão e começaram a desvendar caminhos para exploradores europeus. Estes mapas que representavam o mundo de maneira mais próxima do real foram desenhados por cartógrafos alemães e o mais conhecido deles é o de Mercator.

As alunas Sofia Magalhães e Maria Eduarda Navega contam: “Tivemos um pouco de dificuldade para fazer este trabalho porque nunca tínhamos parado para pensar nas coisas que gostamos dessa forma. Estávamos acostumadas a fazer autorretratos, trabalhar com o lado externo, dessa vez tivemos que pensar sobre nosso lado mental, interno”.

Já Arthur Faria afirma que teve mais facilidade em fazer a atividade e acrescenta: “As aulas de arte estão cada vez mais legais, pois estamos conhecendo artistas e nos envolvendo mais. Não estamos mais fazendo só trabalhos práticos, mas sim aprendendo também um pouco da história da arte e das pessoas que fazem parte disso”.