Concurso de Crônicas
13/09/2016

A crônica é um gênero literário muito comum entre os escritores por tratar de temas do cotidiano com um olhar subjetivo e capaz de captar acontecimentos aparentemente banais. Mas, nem por isso as crônicas são fáceis de serem escritas, é preciso muita sensibilidade para captar a essência dos detalhes e da simplicidade da vida.

O Concurso de Crônicas envolve alunos do 9º ano na produção de textos baseados em temas previamente selecionados pela professora de Produção Textual, Karla Faria. Esse ano, os temas foram: “A música que embala nosso cotidiano”; “Eu e meu quarto, meu quarto e eu”; “Olimpíada/Paralimpíada” e “O Rio doce chora”. As seis melhores crônicas foram premiadas em uma manhã no Teatro GayLussac com a presença de pais, alunos e professores.

A vencedora da 9ª edição do concurso, Andressa Mota, conta que sempre gostou de escrever e já participou de outros eventos literários da escola, como a Folha Dirigida. “Quando comecei a escrever a crônica, fui lembrando tudo que sabia sobre o Rio Doce e o texto ficou melhor do que esperava Eu não imaginava ganhar,”. E completa: “Isso me motiva a escrever mais, porque me senti incentivada pelos amigos e pela escola a continuar fazendo o que gosto”.

Além dos textos, o evento também elege o melhor logotipo, aquele que retrate da melhor maneira possível o mote do concurso: “O cotidiano através das palavras”. Esse ano a vencedora foi Laura Pies Nogueira da turma 9m1.

Confira abaixo a lista dos vencedores:

 

Logo