Da cenoura à alface, projeto Mãos à Horta ensina sobre sustentabilidade e alimentação saudável
O espaço é educador. E o projeto Mãos à Horta é prova disso, permitindo que os alunos estabeleçam um contato mais próximo à natureza e uma relação de intimidade com alimentos saudáveis ao observar e participar ativamente de seu plantio e colheita. Para a Educação Infantil, a cenoura foi pivô de muito aprendizado.
“A colheita permite que os pequenos aprendam sobre as transformações da natureza! Os alunos observam todo processo da plantação da semente até a colheita e levaram as cenouras para fazer uma receita em casa” conta Patrícia Vasconcelos, professora auxiliar da turma G4T2.
Já os alunos do 2º ano colheram alface na horta hidropônica.
“A hidroponia traz para os alunos a possibilidade de ampliação do conceito de cultivo e sustentabilidade. No 2° ano, eles experimentam um modo novo de germinação sem uso da terra. Além disso, vivenciam todo o ciclo de vida do ser vivo desde a germinação da semente, o transplante para os perfis hidropônicos, o tempo de espera do crescimento do vegetal até a vida adulta quando ocorre a colheita. Tudo isso acontece sendo observado e registrado pelos alunos. É um verdadeiro laboratório a céu aberto! ”, Simone Abreu, Coordenadora