CLUBES & PROJETOS 2023
06/11/2023

Clubes & Projetos

Realizações que oferecem saberes de forma mais dirigida, agradável, principalmente para quem deseja aperfeiçoar conhecimentos específicos. Uma forma de fazer muito mais escola, com muito mais eficiência e muito mais prazer. Uma opção que o GayLussac oferece gratuitamente, fora do horário regular de aulas.

Clube de Ciências

 De absoluto, só a relatividade.

 Albert Einstein

O que é?

É a formação de um grupo de alunos que gosta de Ciências Naturais, interessado em aprender mais sobre o assunto, participando de projetos e compartilhando os resultados, ideias e experiências na escola e fora dela. Os alunos descobrem a ciência fazendo ciência.

Os objetivos principais do clube são:

· estimular os alunos para temas da Ciência;
· promover a interação e cooperação entre o grupo por meio de atividades diversificadas relacionadas a um tema de interesse científico.

 

Orientação do Clube de Ciências

· Professora Eliana Salgado – Pedagoga e Especialista no Ensino de Ciências

 

Público-alvo

· Alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental

 

Clube de Robótica

O que é?

É a formação de um grupo de alunos que gosta de Tecnologia, interessado em aprender mais sobre o assunto, aprofundando os conhecimentos ligados ao raciocínio lógico-matemático, aos conceitos científicos e às noções de programação, participando de projetos com instrumentos teóricos e práticos e compartilhando ideias, experiências e resultados na escola e fora dela.

Orientação do Clube de Robótica

· Professor Cícero Augusto, Orientador de Tecnologia Educacional

 

Público-alvo

· Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio

 

Clube de Programação de Games

O que é?

No nosso currículo regular temos a disciplina de Pensamento Computacional que tem o objetivo de engajar nossos alunos em nichos tecnológicos e artísticos por meio de uma mídia que eles consomem. Assim, eles aprendem uma nova linguagem, a dos computadores, essencial para entender o funcionamento do mundo virtual no qual a sociedade contemporânea tem se inserido cada vez mais.

A ideia é que eles desenvolvam um pensamento computacional promovendo a aquisição de amplas habilidades, como a lógica, resolução de problemas e planejamento.

 

Orientação do Clube de Programação de Games

· Professor Victor Sassi

 

Público-alvo

· Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio

 

Quadro de Horários dos Clubes

 

 

Horário Dia da Semana Clube Nº de Vagas
16h30min às

18h10min

2ª feira Clube de Ciências 20
4ª feira Clube de Robótica 20
6ª feira Clube de Programação de Games 20

 

Quando acontecem os clubes?

 

· Os Clubes acontecerão no período de março a novembro/2023.

 

Que compromissos devo assumir ao participar dos Clubes?

 

· A assiduidade e a pontualidade nos encontros semanais serão critério rigoroso para justificar a presença do aluno nos Clubes. A ausência do aluno em dois encontros seguidos, sem justificativas coerentes e comprovadas, desvinculará automaticamente o membro do Clube;
· Os alunos poderão participar do Clube desde que isso não traga prejuízos para suas atividades escolares;
· Os alunos que são veteranos nos clubes terão responsabilidade perante o grupo de alunos novos, devendo servir de exemplo, principalmente no que diz respeito à disciplina e comportamento;
· O aluno poderá se candidatar à vaga de mais de um Clube, indicando a sua preferência, que será analisada a partir da ordem de inscrição e disponibilidade de vagas. Cada aluno poderá ocupar a vaga em apenas um Clube.