Clubes & Projetos
Realizações que oferecem saberes de forma mais dirigida, agradável, principalmente para quem deseja aperfeiçoar conhecimentos específicos. Uma forma de fazer muito mais escola, com muito mais eficiência e muito mais prazer. Uma opção que o GayLussac oferece gratuitamente, fora do horário regular de aulas.
Clube de Ciências
De absoluto, só a relatividade.
Albert Einstein
O que é?
É a formação de um grupo de alunos que gosta de Ciências Naturais, interessado em aprender mais sobre o assunto, participando de projetos e compartilhando os resultados, ideias e experiências na escola e fora dela. Os alunos descobrem a ciência fazendo ciência.
Os objetivos principais do clube são:
· | estimular os alunos para temas da Ciência; |
· | promover a interação e cooperação entre o grupo por meio de atividades diversificadas relacionadas a um tema de interesse científico. |
Orientação do Clube de Ciências
· | Professora Eliana Salgado – Pedagoga e Especialista no Ensino de Ciências |
Público-alvo
· | Alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental |
Clube de Robótica
O que é?
É a formação de um grupo de alunos que gosta de Tecnologia, interessado em aprender mais sobre o assunto, aprofundando os conhecimentos ligados ao raciocínio lógico-matemático, aos conceitos científicos e às noções de programação, participando de projetos com instrumentos teóricos e práticos e compartilhando ideias, experiências e resultados na escola e fora dela.
Orientação do Clube de Robótica
· | Professor Cícero Augusto, Orientador de Tecnologia Educacional |
Público-alvo
· | Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio |
Clube de Programação de Games
O que é?
No nosso currículo regular temos a disciplina de Pensamento Computacional que tem o objetivo de engajar nossos alunos em nichos tecnológicos e artísticos por meio de uma mídia que eles consomem. Assim, eles aprendem uma nova linguagem, a dos computadores, essencial para entender o funcionamento do mundo virtual no qual a sociedade contemporânea tem se inserido cada vez mais.
A ideia é que eles desenvolvam um pensamento computacional promovendo a aquisição de amplas habilidades, como a lógica, resolução de problemas e planejamento.
Orientação do Clube de Programação de Games
· | Professor Victor Sassi |
Público-alvo
· | Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio |
Quadro de Horários dos Clubes
Horário | Dia da Semana | Clube | Nº de Vagas |
16h30min às
18h10min |
2ª feira | Clube de Ciências | 20 |
4ª feira | Clube de Robótica | 20 | |
6ª feira | Clube de Programação de Games | 20 |
Quando acontecem os clubes?
· | Os Clubes acontecerão no período de março a novembro/2023. |
Que compromissos devo assumir ao participar dos Clubes?
· | A assiduidade e a pontualidade nos encontros semanais serão critério rigoroso para justificar a presença do aluno nos Clubes. A ausência do aluno em dois encontros seguidos, sem justificativas coerentes e comprovadas, desvinculará automaticamente o membro do Clube; |
· | Os alunos poderão participar do Clube desde que isso não traga prejuízos para suas atividades escolares; |
· | Os alunos que são veteranos nos clubes terão responsabilidade perante o grupo de alunos novos, devendo servir de exemplo, principalmente no que diz respeito à disciplina e comportamento; |
· | O aluno poderá se candidatar à vaga de mais de um Clube, indicando a sua preferência, que será analisada a partir da ordem de inscrição e disponibilidade de vagas. Cada aluno poderá ocupar a vaga em apenas um Clube. |